Limpeza: a chave para os seus próximos alugueres

A crise de sanitária do COVID-19 tem um forte impacto na sua actividade de aluguer e exige uma mudança nos seus hábitos para continuar a alugar o seu veículo em segurança.

De facto, embora a limpeza tenha sido sempre uma das preocupações em cada aluguer, é essencial tomar todas as preocupações necessárias para evitar a propagação de qualquer vírus.

Convidamos, portanto, a tomar nota dos gestos essenciais a incluir na sua rotina de limpeza do veículo para cada um dos seus alugueres.

Antes de começar

Antes de começar a limpar o seu veículo, esteja preparado:

  • Lave as mãos se acordo com as recomendações actuais;
  • Mantenha um gel para as mãos à base de álcool com pelo menos 60% de álcool ou utilize luvas;
  • Escolha panos que serão apenas usados para limpar o seu veículo e que devem ser lavados a temperaturas elevadas antes da sua reutilização ou escolha toalhitas descartáveis;
  • Ventile o veículo cerca de trinta minutos antes de começar a limpar e deixe as portas, janelas e clarabóias abertas durante a limpeza, se as condições meteorológicas o permitir.

Limpe e desinfecte o seu veículo

Além da limpeza para remover sujidade visível, impurezas e pó como parte da manutenção regular do seu veículo, uma etapa de desinfecção é obrigatória. De facto, dependendo do vírus, o tempo de resistência numa superfície é variável, por isso a desinfecção limita os riscos de propagação. Escolha produtos desinfectantes adequados a cada superfície, dando preferência aos desinfectantes à base de lixívia (Fonte: OMS).

Os gestos certos: se uma superfície ou elemento estiver sujo, é importante limpar e depois desinfectar. De facto, a sujidade pode impedir que o desinfectante penetre nos germes e que os mate. Para a limpeza, utilize sabão e água ou o seu produto de limpeza habitual. De seguida, desinfecte com um produto à base de lixívia ou equivalente.

Lembre-se de verificar a data de validade do desinfectante, bem como as doses apropriadas se o produto necessitar de ser diluído para preservar a sua eficácia.

Áreas de risco

Todo o veículo necessita de ser limpo, mas algumas áreas são mais propícias à propagação de germes porque os tocamos com frequência. No entanto, não tendem a apresentar sinais de sujidade. No entanto, é muito importante desinfectá-los com o produto certo:

  • O volante e tablier;
  • todos os controles como piscas, limpa pára-brisas, etc;
  • a alavanca das mudanças e travão de mão;
  • puxadores das portas e clarabóias;
  • A consola electrónica e os interruptores;
  • as cortinas e redes mosquiteiras;
  • os botões de mola em gavetas e armários;
  • o mobiliário de cozinha (torneira, frigorífico, cafeteira,...);
  • o mobiliário do WC e utensílios à disposição (secador de cabelo, shampoo,...);
  • os elementos diversos, como a chave do veículo, telecomandos ou jogos de tabuleiro.

Uma lista detalhada pode ser encontrada no seu contrato de aluguer.

Roupa de cama e têxteis

Após cada aluguer, a roupa de cama, toalhas de banho, panos ou qualquer outro tecido colocado à disposição dos locatários devem ser lavados a uma temperatura, de pelo menos, 60ºC, durante o mínimo de 30 minutos. Desta forma eliminará quaisquer possíveis germes presentes. Para cortinas e revestimentos de sofás, recomendamos que sejam lavados à máquina de acordo com as instruções do fabricante, se possível. Para têxteis não removíveis, recomendamos a utilização de um spray desinfectante sem lixívia.

Depois da limpeza

Colocar os tecidos usados a lavar e desinfecte os artigos utilizados, como os recipientes de produtos de limpeza, cesto da roupa suja, aspirador depois de esvaziá-lo, etc. De seguida, lave bem as mãos de acordo com as instruções em virgor.

Contacto com os locatários

Na entrega as chaves e na restituição do veículo, é importante aplicar gestos de barreira, evitando apertos de mão e manter uma distância de um metro. Poderá ser entediante para explicar as funcionalidades do veículo, mas é essencial.

Encorajamos-lo a disponibilizar um vídeo que explique o funcionamento do veículo, permitindo-o desta forma poupar tempo durante o inventário dos equipamentos, e facilitar a explicação de certos equipamentos que pode exigir uma proximidade para uma melhor explicação; além disso, permite ao locatário consultar durante a viagem em caso de dúvida.

Para o ajudar a não esquecer-se de nada, uma lista de elementos a serem desinfectados faz agora parte do contrato de aluguer. Uma caixa de verificação permitir-lhe-á indicar que protegeu o seu veículo adequadamente, desinfectando-o. É um sinal de confiança para os locatários e uma medida indispensável para a saúde de todos.

Lembre-se de deixar produtos desinfectantes disponíveis para os locatários no veículo. Isto permitirá que eles desinfectem regularmente as superfícies e, assim, movimentarem-se num espaço seguro ao longo de todo o aluguer.

Antes de aceitar um novo pedido de aluguer, lembre-se de deixar tempo suficiente (pelo menos 24 horas) entre cada aluguer para efectuar uma limpeza e desinfecção adequada.

Estas directrizes estão sujeitas a alterações em conformidade com as informações comunicadas pela Organização Mundial da Saúde bem como Centros de Controlo e Prevenção de Doenças.


A Yescapa não pode fornecer qualquer garantia, expressa ou implícita, quanto à integridade, precisão, fiabilidade, relevância ou disponibilidade deste conteúdo disponibilizado para qualquer fim. Qualquer confiança que deposite nesta informação é da sua responsabilidade.