flagInstantanéGroup 5

Cláusulas do contrato de aluguer de autocaravana

Em aplicação das disposições dos artigos 1713 e seguintes do Código Civil, é acordado que o locador dá em aluguer a título não profissional ao arrendatário o veículo seguinte, através do preço e sob as cargas e condições a continuação estipuladas.

Artigo 1 - Destino

O veículo atualmente alugado serve exclusivamente a um uso privado e pessoal sendo um veículo de turismo e de lazer. Yescapa não pode ser responsável do uso desviado do veículo nem do prejuízo resultante.

Artigo 2 - O condutor ou os condutores:

A autocaravana apenas pode ser conduzida pelo(s) condutor(es) declarado(s) no contrato de aluguer da autocaravana.
O arrendatário compromete a sua responsabilidade pessoal e contratual com a assinatura do contrato de aluguer. E responsável do prejuízo causado pelo veículo que está a usar, a direção e o controlo no momento do dano da autocaravana alugada e dos acessórios cuja guarda tem.

Artigo 3 - Cessão, subaluguer

O arrendatário não pode ceder, alugar ou emprestar o veículo alugado a quem quer que seja. Porém, em caso de o veículo precisar de reparação, os empregados mecânicos são habilitados pela manipulação do veículo.

Artigo 4 - duração e quilometragem:

O arrendatário determina o pacote quilométrico quando realiza o seu pedido de aluguer com o proprietário. Este pacote quilométrico é recordado no momento do pagamento bem como no contrato de aluguer. As partes aceitam contratualmente a assinatura do contrato e não podem ser contestadas mais tarde.
O proprietário tem o direito de pedir uma compensação se o pacote quilométrico previsto no contrato for ultrapassada. O montante deve ser pago com o depósito de garantia dado ao proprietário no dia da partida.
Em caso de ultrapassagem dos quilômetros autorizados no contrato, o arrendatário compromete-se a pagar o valor da diferença estipulada no contrato de aluguer.

Artigo 5 - Cuidados e retorno do veiculo

O arrendatário livra-se da sua responsabilidade contratual quando devolve o veículo, os documentos e as chaves ao proprietário desde que:

  • Nenhuma multa relativa a alguma infração durante o aluguer seja recebida pelo proprietário;
  • Nenhum dano interior e/ou exterior não seja observado e relatado no inventário de "Volta".
Em caso contrário, o arrendatário fica comprometido com o proprietário e deve respeitar as cláusulas do contrato até a resolução do ou dos litígios.
Em caso de recepção de uma multa relativa a uma infracção durante o aluguer, o arrendatário compromete-se a pagar o montante da multa em quanto for apresentada a ele.
Se o arrendatário deteriora o interior e/ou exterior do veículo, fica comprometido e obriga-se a pagar as reparações ou o montante da franquia aplicada.
O veículo e todos os acessórios disponibilizados devem ser devolvidos no mesmo estado do que no momento da entrada. A perda ou deterioração, mesmo parcial, da autocaravana ou dos acessórios obriga financeiramente o arrendatário a pagar na proporção do depósito de garantia depositado. O montante do depósito de garantia é especificado num sítio bem iluminado para realizar um inventário de volta em condições. Esta devolução deve ser realizada pela mesma pessoa que no inventário de "partida".

Atraso por causa do locador

O arrendador compromete-se escrupulosamente a respeitar o horário de disponibilização do veículo determinado pelas partes no contrato assinado.

Atraso por causa do arrendatário

Salvo com o acordo do arrendador, qualquer atraso na devolução do veículo pelo arrendatário superior a duas (2) horas é facturado de acordo com o princípio seguinte: além das 2h de atraso até 6h de atraso o proprietário tem direito de pedir ao arrendatário o pagamento de 10 euros por hora de atraso. Além das 6h o proprietário pode exigir o pagamento de um dia de aluguer adicional. O período adicional corresponde a um dia adicional com a tarifa normal, aumentada de cem por cento (100%), ou seja dois dias de aluguer.

Artigo 6 - Gastos e custos do aluguer

O custo financeiro e os custos do contrato de aluguer são determinados entre o arrendador e o arrendatário.

Artigo 7 - Custos adicionais

Se houver um acidente mecânico durante o período de aluguer da auto caravana, o locatário tem de avisar por escrito ou oralmente o locador. E da responsabilidade dele de levar o veículo a um mecânico competente, anteriormente indicado pela assistência do seguro. Depois de um diagnostico feito por o mecânico, reparações e modificações podem ser necessárias para que o veículo esteja em bom estado. Um acordo por escrito ( por envio de mensagem electronica via correio electrónico (« e-mail ») ou via uma pequena mensagem escrita (« SMS ») do proprietário deverá ser imperativamente obtido para o locatário antes de autorizar o mecânico a intervir no veículo.
No caso em que os proprietários estão de acordo para efectuar reparações, os locatários poderão dizer aos mecânicos de começar. A factura poderá ser paga por os locatários.
Se for um caso de incidente ou de uma avaria mecânica imobilizando a auto caravana, os inquilinos podem deixar a auto caravana na garagem e podem ser repatriados com a assistência do seguro. Se os inquilinos recusarem o reparo ou a falha mecânica imobilizar o campista mais de cinco (5) dias consecutivos, então o arrendatário irá buscar o seu veículo depois de ter sido arranjado. O custo do bilhete de transporte de sua casa para a referida garagem será reembolsado pela companhia de seguros.
Se o incidente mecânico surgir de um uso indevido pelos inquilinos, um terceiro ou um objecto fixo os inquilinos são considerados responsáveis: os inquilinos são obrigados a pagar os danos causados.
se o incidente mecânico for devido ao desgaste mecânico normal e regular ou a uma manutenção de veículo fraca, os proprietários serão responsáveis e terão de pagar os reparos. Se os inquilinos tiverem avançado o dinheiro, os proprietários têm a obrigação de reembolsá-los. O arrendatário compromete-se a assegurar que os referidos reparos sejam realizados exclusivamente por um mecânico competente e autorizado para o reparo mecânico de auto caravanas. A prova deve ser mostrada por o locatário. Apenas pode ser liberado de responsabilidades, fornecendo a prova de que o(s) incidente(s) mecânico(s) ocorridos constituem um desgaste normal e regular da mecânica ou uma falta de manutenção do veículo pelo proprietário. A prova deve ser fornecida com a assistência de um especialista jurado. O locatário deve fornecer ao veículo o tanque de combustível cheio a cem por cento (100%). Da mesma forma, o locatário deve retornar a auto caravana com o depósito cheio a cem por cento (100%).
Por outro lado, o locatário deve devolver a autocaravana com o tanque no mesmo nível de combustível que quando toma o controle do veículo.

Artigo 8 - Responsabilidade do locador

O proprietário compromete-se a fornecer um veículo em bom estado, a nível das suas funções, da sua condução, tem de estar limpo, com um deposito cheio, com a limpeza da casa de banho, com a mudança das aguas sujas, e a limpeza interior e exterior. O proprietário é obrigado a imprimir o contrato de aluguer no site Yescapa na sua língua para que o proprietário e o locador tenham o mesmo inventario. As duas partes devem escrever nos seus idiomas e se for preciso devem contactar a empresa. O proprietário compromete-se a verificar todos os dados importantes do seu veículo tais como a climatização, o aquecimento, o aquecedor de água, a geladeira, o forno, as placas de cozedura (etc...) durante o inventário de partida e o retorno do veículo na presença dos inquilinos e do proprietário.
O proprietário comprometesse a conduzir o seu veículo durante 3-4 minutos na presença dos locatários para evitar anomalias ( barulhos suspeitos, avarias …).
O proprietário comprometesse em alugar seu veículo no melhor estado possível de limpeza. Caso os inquilinos estejam em desacordo com o estado da limpeza do interior do veículo, é necessário indicar na folha do inventario da partida. Recomenda-se então que o proprietário tome o tempo necessário para reajustar a condição de seu veículo. Se, como resultado desta limpeza ou proposta deste último, os inquilinos recusarem novamente o veículo disponibilizado, o motivo da limpeza do veículo não pode ser retido para cancelar o aluguer e nenhum reembolso será possível para o inquilino : O proprietário receberá o reembolso conforme planeado de principio. Se o proprietário não quer limpar o seu veículo e que o locador recusa tratar do assunto, o proprietário terá que nos enviar por mail as provas da limpeza (fotografias,videos. . .). Se a limpeza é verificada por a Yescapa, o proprietário terá direito ao montante inicialmente previsto. No caso em que a empresa Yescapa declare que o veículo não estava limpo por completo, a plataforma tem o direito de pedir ao proprietário um reembolso por completo.
O proprietário comprometesse a assumir ao seu encargo todas as reparações da auto caravana que não provem de um erro de condução do locatário mas seguindo a uma utilização e uma condução normal do veículo. No caso de custos de reparação antecipados emitidos pelo inquilino, o locatário compromete-se a reembolsar mediante a apresentação de recibos, pelo qual o locador previamente e expressamente autorizado por o inquilino a prosseguir com o arranjo estritamente necessário e estritamente exigido pela situação. Esses pedidos e autorizações devem ser feitos por escrito sob a forma de envio de uma mensagem electrónica via e-mail (« e-mail ») ou através de uma mini-mensagem escrita (« SMS »). No entanto, o proprietário não tem o direito de retirar dinheiro do depósito do inquilino até que o dano seja indicado no inventário de retorno e nenhuma factura de prova seja transmitida na plataforma Yescapa. No caso em que o veículo esteja danificado antes do aluguer, o proprietário é obrigado a informar os seguintes inquilinos, a fim de acordar um possível acordo financeiro ou em espécie.
O proprietário tem a obrigação de verificar as condições dos quatro (4) pneus do veículo alugado na plataforma Yescapa. Estes quatro (4) pneus devem ter pelo menos seis anos de idade.
No caso de um pneu com mais de seis anos romper é devido a um destacamento do piso durante um período de locação: a responsabilidade do proprietário será total. Como resultado, a franquia não pode ser solicitada aos inquilinos.
Se ocorrer uma explosão de pneu em um dos quatro pneus e que o eixo dianteiro ou traseiro deve ser alterado: o pneu quebrado será assumido inteiramente pelo inquilino e o segundo pneu do trem em questão será assumido aos 50/50 do preço total pelo inquilino e pelo proprietário.

Artigo 9 - Responsabilidade do locatario

O locatário tem obrigação de imprimir os contratos de aluguer no seu idioma na conta Yescapa para que o proprietário e os locatários tenham o mesmo inventario. As duas partes devem escrever no seu idioma e em caso de ajuda podem contactar a empresa.

O locatário está no direito de recusar o aluguer se o veiculo não for conforme à descrição feita no anuncio da plataforma Yescapa. O veiculo deve corresponder às fotografias do interior e exterior presentes no site Yescapa. Em caso de contestação, o locatário deve comprovar a não conformidade do veiculo ( fotografias, videos. . .).

O locatário tem que se assegurar que o veiculo está trancado quando a pessoa sai do carro. Ele não pode deixar os seus objectos pessoais visíveis no veiculo e tem de ter o máximo de cuidado para evitar um roubo. Nem o locador nem Yescapa serão responsáveis dos roubos, perdas ou deterioração dos bens pessoais do locatário e dos passageiros.

Em caso de acidente e/ou deterioração da autocaravana (interior e/ou exterior), o arrendatário compromete-se em informar imediatamente e sem prazo o locador e a sociedade Yescapa por teléfono.

Numero de telefono da sociedade Yescapa: serviço seguro ao +33 564 88 00 56.

O arrendatario obriga-se em avisar por telefone o locador e a sociedade Yescapa de qualquer reparaçéao realizada sobre a autocaravana superior a um montante total de cincuenta euros (50€). Qualquer reparação de um montante superior a cinquenta euros sera reembolsado pelo locador no momento da devolução do veiculo com apresentação de uma factura como comprovante e apos um uso normal do veiculo para que o locador tera previamente e expressamente dado seu acordo ao arrendatario. Cada factura factura apresentada pelo arrendatario de um montante de cincuenta euros (50€) sem imposto sera reembolsado pelo locador de acordo com sua diligência.

O(s) condutor(es) designado(s) no presente contrato de aluguer de autocaravana deve(m) ser titular(es) da carta de condução B há mais de três (3) anos e em curso de validade. O(s) condutor(es) deve(m) ter vinte-cinco (25) anos cumpridos.

O arrendatário compromete-se em cuidar da autocaravana no «princípio do gestor prudente» e com as mesmas precauções que se fosse seu próprio veículo, e realizar todos os controlos obrigatórios nas circunstâncias presentes.

Excepto em caso em que o seguro assuma parte dos danos, o arrendatário deve suportar todos os custos de reparação da autocaravana devolvida com degradações, causado por ele ou por um terceiro ao contrato.

O arrendatário obriga-se a cumprir a manutenção normal, constante e regular do veículo durante qualquer período executório do contrato previsto e enquanto detém o veículo.

O inquilino compromete-se a devolver a auto caravana em perfeito estado, de condução e limpeza, com um deposito cheio, tendo realizado a limpeza da cabine WC, o esvaziamento de água suja e a limpeza interna e o exterior. Tais condições devem ser pelo menos semelhantes às que ele levou no veículo alugado. Na ausência de tais condições de restituição e, salvo indicação em contrário na página 3 do contrato, o inquilino deve obrigatoriamente pagar uma quantia de cinquenta euros (50 €) com IVA incluído para uma auto caravana ou um furgão de cem euros (100 €) com IVA incluído no caso de alugar uma auto caravana de tipo capucino, perfilado ou integral. Este montante é pago directamente através do depósito para o benefício total do locatário, pelos custos de manutenção da auto caravana que pode ser obrigado a se envolver pessoalmente.

O arrendatário não pode realizar nenhuma alteração irreversível, tanto no interior que no exterior ao autocaravana, sem o consentimento prévio e expresso do proprietário. O arrendatário deve obrigatoriamente verificar e controlar os níveis dos diferentes líquidos da autocaravana: óleo do motor, agua, aguas sujas, líquido de direção, limpa-vidros e líquido refrigerante do motor. Sempre que for necessário, o arrendatário deve realizar estas manutenções e nivelamento.

O arrendatário deve controlar regularmente a pressão dos neuróticos da autocaravana. Sempre que for necessário, deve voltar a encher os neuróticos aos níveis de pressão tais como indicados na guia de utilização e de mantimento da autocaravana dada pelo construtor. Este documento deve ser dado ao arrendatário no dia de saída do veículo.

O arrendatário deve substituir os pequenos equipamentos da autocaravana que foram utilizados ou danificados ao longo do período de aluguer. Tais pequenos equipamentos podem ser limpa-pára-brisas, papel higiênico ou lâmpadas. O arrendatário é responsável de todos os danos causados por ele, por negligência ou a de um terceiro durante o período de aluguer da autocaravana. O arrendatário é o único responsável de todos los danos ligados ao enchimento do tanque de combustível não adequado.

Para qualquer infração de condução constatada pela policia durante o aluguer, o arrendatário compromete a sua responsabilidade penal. As sanções (multa, pontos...) são totalmente a carga do arrendatário.

Para qualquer dano interior ou exterior ao veiculo alugado, um segundo orçamento pode ser solicitado ao proprietário para realizar um comparativo, se a plataforma o julgar necessário ou sob pedido dos arrendatários.

Artigo 10 - Condições

O aluguer é expressamente acordado e aceito em termos de lei e dos regulamentos em vigor aplicáveis neste assunto. As partes obrigam-se a estabelecer um inventário do estado do veículo, o mais minucioso possível, no momento da entrega do veículo e da devolução no fim do aluguer. Os dois documentos estão estabelecidos entre as partes e dispõe das mesmas forças comprovativas, quem contestar a precisão do inventário é responsável para aportar as provas.
O arrendatário leva o veículo no estado em que está no dia da entrega do veículo.
A defeito de inventário da autocaravana realizado entre as duas partes no dia entrega do veículo, toma-se como certo que o arrendatário recebe a autocaravana em boas condições e limpo, sem outras formalidades. Na devolução do veículo, toma-se como certo que o locador recebe o veículo boas condições e limpo sem outra formalidade.

Usufruto

O arrendatário goza de uma autocaravana e utiliza-a em "bom pai de família" e nas condições normais e clássicas de uso.
Nomeadamente, o arrendatário obriga-se a tomar os cuidados de uso necessários, a conformar-se estritamente as prescrições das regras do Código da estrada ou dos regulamentos em vigor.

É proibido para o arrendatário utilizar a autocaravana:

  • para participar em manifestações desportivas motorizadas, em provas de veiculos e como escola de condução ;
  • para transportar mercadorias ou pessoas contre remuneração ;
  • para atrelar, rebocar ou deslocar outro veiculo de forma alguma ;
  • sobrecarregado com um numero de pessoas ou uma carga util exceder os valores e prescrições tais indicadas para o construtor ;
  • para transportar matérias inflamaveis, explosivos, toxicos ou perigosas ;
  • para cometer crimes, delitos e outros infracções.

Seguro

O seguro proteja a autocaravana, seus ocupantes e os seus equipamentos. A assistência do veículo e das pessoas é incluída às 24h.
Ocorrência de um dano: Em caso de dano como um acidente, um roubo, uma perda, um incêndio, de danos causado por espécies de caça ou qualquer outra degradação, o arrendatário deve avisar imediatamente a polícia. Em tais situações, o arrendatário compromete-se a estabelecer um relatório ou um registro escrito para descrever as condições nas quais ocorreu o dano.
Em caso de um dano, o arrendatário obriga-se a informar sem prazo o locador e a sociedade Yescapa por escrito através do envio de uma mensagem eletrônica por e-mail ou por mensagem de texto.
Se existe uma declaração amigável feita pelo arrendatário, terá que ser preenchido no momento de acidente, com o outro condutor comprometido no acidente, de acordo com a regulamentação em vigor sem esquecer nenhuma secção. Tem que ser completamente preenchida, corretamente e facilmente legível. Tenha cuidado com a qualidade do esboço. Se o acidente envolve vários veículos, o arrendatário deve estabelecer uma declaração amigável com os vários condutores. Em caso o outro condutor recusar de preencher ou assinar a declaração amigável, o número de matrícula do outro veículo deve ser levantado pelo arrendatário. O arrendatário deve então tentar obter o testemunho das pessoas presentes no momento do acidente, ou pedir a intervenção de um agente dos serviços de polícia.
A dita declaração de acidente devidamente preenchida deve ser transmitida a companhia de seguro o mais tardar cinco dias úteis após ter apresentado e validado esta declaração com o locador, obrigado a respeitar o prazo acima de ordem pública (art. L . 113-2 do Código dos seguros).

Artigo 11 - Dépósito de garantia

O proprietário recebe em mão a caução cujo montante deve ser indicado no contrato de aluguer. A caução pode ser transmitida por cheque, em espécie ou por qualquer meio de pagamento acordado com antecipação entre o arrendatário e o proprietário. Se a caução não for transmitida no dia da partida, o proprietário tem o direito de recusar o aluguer e então anular o presente aluguer. O arrendatário não terá nenhum reembolso. A caução indemniza o arrendador dos potenciais danos causados pelo arrendatário no interior do veículo assim como os quilómetros percorridos fora do pacote quilométrico.
No caso em que, o veículo alugado volta a ser alugado em seguida, o proprietário deve obrigatoriamente devolver o depósito de garantia aos arrendatários no momento do inventário do estado do veículo de "volta".
Se o veículo não apresenta nenhuma anomalia, o proprietário pode conservar o depósito de garantia 8 dias.
Se o veículo apresentar uma ou várias anomalia(s), o proprietario esta no direito de conservar a caução até conhecer o montante das reparações para fazer.

Artigo 12 - Cláusula específica

A utilização da autocaravana durante o período inteiro é autorizado unicamente nos país indicados no pedido.
O uso de autocaravana é autorizado unicamente sob restrições indicadas pelo proprietário no seu anúncio (exemplos: limitação de uso aos únicos países da CEE, cães não admitidos, veículo não fumador, etc). No caso o arrendatário não respeitar as restrições indicadas pelo proprietário no seu anúncio, o arrendatário expõe-se a uma penalidade financiaria de cinquenta (50) euros através da caução depositada no dia da saída.

Artigo 13 - Litígio

Em caso de conflito entre as partes do contrato, uma solução amigável é possível. Contata com a nossa equipa se precisar de ajuda. Em caso de fracasso, ainda pode recorrer aos tribunais comptetenes. As partes do contrato podem dirigir-se a um juiz comptente para os litígios de menos de 4000€.