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Cláusulas do contrato de aluguer de autocaravana

Em aplicação das disposições dos artigos 1713 e seguintes do Código Civil, é acordado que o locador dá em aluguer a título não profissional ao arrendatário o veículo seguinte, através do preço e sob as cargas e condições a continuação estipuladas.

Artigo 1 - Destino

O veículo atualmente alugado serve exclusivamente a um uso privado e pessoal sendo um veículo de turismo e de lazer. Yescapa não pode ser responsável do uso desviado do veículo nem do prejuízo resultante.

Article 2 – Le conducteur ou les conducteurs

A autocaravana apenas pode ser conduzida pelo(s) condutor(es) declarado(s) no contrato de aluguer da autocaravana.
O arrendatário compromete a sua responsabilidade pessoal e contratual com a assinatura do contrato de aluguer. E responsável do prejuízo causado pelo veículo que está a usar, a direção e o controlo no momento do dano da autocaravana alugada e dos acessórios cuja guarda tem.

Article 3 – Cession, sous location

O arrendatário não pode ceder, alugar ou emprestar o veículo alugado a quem quer que seja. Porém, em caso de o veículo precisar de reparação, os empregados mecânicos são habilitados pela manipulação do veículo.

Article 4 – Durée et kilometrage

O arrendatário determine o pacote quilométrico quando realiza seu pedido de aluguer com o proprietário. Este pacote quilométrico é recordado no momento do pagamento bem como no contrato de aluguer. As partes aceitam contratualmente a assinatura do contrato e não podem ser contestadas mais tarde.
O proprietário tem o direito de pedir uma compensação se o pacote quilométrico prevista no contrato for ultrapassada. O montante deve ser pago com o depósito de garantia dado ao proprietário no dia da partida.
Em caso de ultrapassagem dos quilômetros autorizados no contrato, o arrendatário compromete-se a pagar o valor da diferença estipulado no contrato de aluguer.

Article 5 – Prise en charge et restitution du véhicule

O arrendatário livra-se da sua responsabilidade contratual quando devolva o veículo, os documentos e as chaves ao proprietário desde que:

  • Nenhuma multa relativa a alguma infração durante o aluguer seja recebida pelo proprietário;
  • Nenhum dano interior e/ou exterior não seja observado e relatado no inventário de "Volta".
No caso contrário, o arrendatário fica comprometido com o proprietário e deve respeitar as cláusulas do contrato até a resolução do ou dos litígios.
Em caso de recepção de uma multa relativa a uma infracção durante o aluguer, o arrendatário compromete-se a pagar o montante da multa em quanto for apresentada a ele.
Se o arrendatário deteriora o interior e/ou exterior do veículo, fica comprometido e obriga-se a pagar as reparações ou o montante da franquia aplicada.
O veículo e todos os acessórios disponibilizados devem ser devolvidos no mesmo estado do que no momento da saída. A perda ou deterioração, mesmo parcial, da autocaravana ou dos acessórios obliga financeiramente o arrendatário a pagar na proporção do depósito de garantia depositado. O montante do depósito de garantia é especificado num sítio bem iluminado para realizar um inventário de volta em condições. Esta devolução deve ser realizada pela mesma pessoa que no inventário de "saída".

Atraso por causa do locador

O arrendador compromete-se escrupulosamente a respeitar o horário de disponibilização do veículo determinado pelas partes no contrato assinado.

Atraso por causa do arrendatário

Salvo com o acordo do arrendador, qualquer atraso na devolução do veículo pelo arrendatário superior a duas (2) horas é facturado de acordo com o princípio seguinte: além das 2h de atraso até 6h de atraso o proprietário tem direito de pedir ao arrendatário o pagamento de 10 euros por hora de atraso. Além das 6h o proprietário pode exigir o pagamento de um dia de aluguer adicional. O período adicional corresponde a um dia adicional com a tarifa normal, aumentada de cem por cento (100%), ou seja dois dias de aluguer.

Article 6 – Coût et frais de la location

O custo financeiro e os custos do contrato de aluguer são determinados entre o arrendador e o arrendatário.

Article 7 – Frais annexes

En cas d'incident mécanique survenant au cours de la période de location du camping- car, le locataire devra prévenir par écrit ou oralement le loueur. Il est de sa responsabilité d'emmener le véhicule dans un garage compétent, préalablement indiqué par l’assistance de l’assurance. Suite au diagnostic du garage, des réparations ou changements de pièces peuvent être nécessaires pour que le véhicule soit de nouveau opérationnel. Un accord écrit (sous la forme de l'envoi d'un message électronique via courrier électronique (« e-mail ») ou via un mini message téléphonique écrit (« SMS ») du propriétaire devra être impérativement obtenu par le locataire avant d'autoriser la garage à intervenir sur le véhicule.
Dans le cas où les loueurs donnent leur accord pour effectuer les réparations, les locataires pourront demander aux professionnels de commencer. La facture pourra être payée par les locataires.
Dans le cas d'un incident ou d'une panne mécanique immobilisant le camping-car, les locataires pourront laisser le camping-car dans le garage et pourront être rapatriés par l’assistance de l’assurance. Si les loueurs refusent la réparation ou que la panne mécanique immobilise le camping-car plus de cinq (5) jours consécutifs, il appartiendra alors au loueur d'aller récupérer son véhicule dans le garage ayant procédé aux réparations nécessaires. Le coût du billet de transport de son domicile vers ledit garage lui sera remboursé sur justificatifs par la société d'assurances.
Dans le cas où l’incident mécanique provient soit d’une mauvaise utilisation de la part des locataires, d’un tiers ou d’un objet fixe et que les locataires sont reconnus responsables : les locataires sont tenus de payer les réparations.
Si l’incident mécanique provient d’une usure normale et régulière de mécanique ou d’un mauvais entretien du véhicule, les propriétaires seront alors tenus responsables et devront payer les réparations. Si les locataires ont avancé l'argent, les loueurs ont l'obligation de les rembourser. Le locataire s'oblige à ce que lesdites réparations soient effectuées exclusivement par un garagiste compétent et agréé en matière de réparation mécanique de camping-cars. La charge de la preuve incombe au locataire. Il ne peut se dégager de sa responsabilité qu'en apportant la preuve que le ou les incidents mécaniques survenus sont constitutifs d'une usure normale et régulière de la mécanique ou d'un mauvais entretien du véhicule par le propriétaire. La preuve doit obligatoirement être apportée avec l'aide d'un expert assermenté. Le loueur doit obligatoirement fournir le véhicule avec le réservoir de carburant plein à cent pourcent (100%). De même, le locataire doit restituer le camping-car avec le réservoir de carburant plein à cent pourcent (100%).
A défaut, le locataire doit restituer le camping-car avec le réservoir au même niveau de carburant que lors de la prise en main du véhicule.

Article 8 – Responsabilité du loueur

Le propriétaire s'engage à fournir un véhicule en parfait état de fonctionnement, de conduite et de propreté, avec un réservoir de carburant plein, nettoyage de la cassette WC, vidange des eaux sales, nettoyage intérieur et extérieur effectués. Le propriétaire est obligé d’imprimer le contrat de location dans sa langue parlée via son compte Yescapa afin que le propriétaire et les locataires aient les mêmes états des lieux. Les deux parties doivent écrire dans leur langue et si besoin ils peuvent contacter la société. Le propriétaire s’engage à vérifier tous les éléments importants de son véhicule tels que la climatisation, le chauffage, le chauffe-eau, le frigidaire, le four, les plaques de cuissons (etc…) lors de l’état des lieux de départ ainsi qu’au retour du véhicule en présence des locataires et du propriétaire.
Le propriétaire s’engage à conduire son véhicule pendant 3-4 minutes en présence des locataires afin d’éviter toutes anomalies (bruit suspect, dysfonctionnement …).
Le propriétaire s’engage à louer son véhicule dans le meilleur état de propreté possible. Dans le cas où les locataires seraient en désaccord avec l’état de propreté intérieur du véhicule, il est alors nécessaire de l’indiquer sur la fiche l’état des lieux de départ dans l’encadré prévu à cet effet. Il est alors recommandé au propriétaire de prendre le temps nécessaire pour réajuster l’état de son véhicule. Si, à la suite de ce nettoyage ou proposition de celui-ci, les locataires refusent à nouveau le véhicule mis à disposition, le motif de la propreté du véhicule ne pourra être retenu pour annuler la location et aucun remboursement ne sera possible envers le locataire : Le propriétaire recevra sa rémunération comme prévu initialement. Si le propriétaire ne souhaite pas nettoyer son véhicule et que le locataire en refuse la prise en main, le propriétaire devra nous envoyer par e-mail les preuves de cette propreté (photographies, vidéos…). Si la propreté est vérifiée par Yescapa, le propriétaire aura droit au montant initialement prévu. Dans le cas où Yescapa estimerait que le véhicule n’était pas dans un état de propreté optimale, la plateforme se garde le droit de demander au propriétaire un remboursement total.
Le loueur s'engage à prendre à sa charge toute réparation du camping-car ne résultant pas d'une faute de conduite du locataire et faisant suite à une utilisation et une conduite normale du véhicule. Dans le cas d'avance des frais de réparation émis par le locataire, le loueur s'engage à le rembourser sur présentation de factures justificatives, pour lesquelles le loueur aura préalablement et expressément donné son autorisation au locataire de procéder aux travaux strictement nécessaires et strictement exigés par la situation. Ces demandes et autorisations doivent obligatoirement être formulées par écrit sous la forme de l'envoi d'un message électronique via courrier électronique (« e-mail ») ou via un mini message téléphonique écrit (« SMS »). Néanmoins le propriétaire n’a aucun droit de retirer une somme quelle qu'elle soit sur la caution du locataire tant que le dommage n’est pas indiqué sur l’état des lieux de retour et qu’aucun justificatif type facture n’est transmise à la plateforme Yescapa. Dans le cas où le véhicule serait sinistré avant la location, le propriétaire est obligé d’en informer les locataires suivants afin de convenir d’un éventuel arrangement financier ou en nature.
Le propriétaire a l’obligation de vérifier l’état des quatre (4) pneumatiques du véhicule mis en location sur la plateforme Yescapa. Ces quatre (4) pneumatiques doivent être âgés de six ans maximum.
Dans le cas où un éclatement de pneumatique âgé de plus de six ans subviendrai dû à un détachement de la bande de roulement pendant une période de location : La responsabilité du propriétaire sera totale. De ce fait, la franchise ne pourra pas être demandée aux locataires.
Si un éclatement de pneumatique survient sur un des quatre pneumatiques et que le train avant ou arrière est à changer : le pneumatique éclaté sera pris en charge en totalité par le locataire et le second pneumatique du train concerné sera pris en charge à 50/50 du prix total par le locataire et par le propriétaire.

Article 9 – Responsabilité du locataire

Le locataire est obligé d’imprimer le contrat de location dans sa langue parlée via son compte Yescapa afin que le propriétaire et les locataires aient les mêmes états des lieux. Les deux parties doivent écrire dans leur langue et si besoin ils peuvent contacter la société.

Le locataire est en droit de refuser la location si le véhicule n’est pas conforme au descriptif de l’annonce proposée sur la plateforme Yescapa. Le véhicule doit correspondre aux photographies intérieures/extérieures proposées sur le site Yescapa. En cas de contestation, le locataire devra apporter la preuve de la non-conformité du véhicule (photographies, vidéos…).

Le locataire doit s'assurer que le véhicule est fermé lorsqu'il le quitte. Il ne doit pas laisser ses effets personnels en évidence et doit prendre toutes les mesures nécessaires pour éviter le vol. Ni le loueur ni Yescapa ne sauraient être tenus responsables des vols, pertes ou détériorations des biens appartenant au locataire et aux passagers.

Em caso de acidente e/ou deterioração da autocaravana (interior e/ou exterior), o arrendatário compromete-se em informar imediatamente e sem prazo o locador e a sociedade Yescapa por teléfono.

Numero de telefono da sociedade Yescapa: serviço seguro ao +33 564 88 00 56.

O arrendatario obriga-se em avisar por telefone o locador e a sociedade Yescapa de qualquer reparaçéao realizada sobre a autocaravana superior a um montante total de cincuenta euros (50€). Qualquer reparação de um montante superior a cinquenta euros sera reembolsado pelo locador no momento da devolução do veiculo com apresentação de uma factura como comprovante e apos um uso normal do veiculo para que o locador tera previamente e expressamente dado seu acordo ao arrendatario. Cada factura factura apresentada pelo arrendatario de um montante de cincuenta euros (50€) sem imposto sera reembolsado pelo locador de acordo com sua diligência.

O(s) condutor(es) designado(s) no presente contrato de aluguer de autocaravana deve(m) ser titular(es) da carta de condução B há mais de três (3) anos e em curso de validade. O(s) condutor(es) deve(m) ter vinte-cinco (25) anos cumpridos.

O arrendatário compromete-se em cuidar da autocaravana no «princípio do gestor prudente» e com as mesmas precauções que se fosse seu próprio veículo, e realizar todos os controlos obrigatórios nas circunstâncias presentes.

Excepto em caso em que o seguro assuma parte dos danos, o arrendatário deve suportar todos os custos de reparação da autocaravana devolvida com degradações, causado por ele ou por um terceiro ao contrato.

O arrendatário obriga-se a cumprir a manutenção normal, constante e regular do veículo durante qualquer período executório do contrato previsto e enquanto detém o veículo.

Le locataire s'engage à restituer le camping-car en parfait état de fonctionnement, de conduite et de propreté, avec un réservoir de carburant plein, en ayant effectué le nettoyage de la cassette WC, la vidange des eaux sales, et le nettoyage intérieur et extérieur. De telles conditions doivent être au moins similaires à celles dans lesquelles il a pris le véhicule en location. A défaut de telles conditions de restitution et sauf précisions différentes sur la page 3 du contrat, le locataire doit obligatoirement s'acquitter d'une somme de cinquante euros (50 €) toutes taxes comprises (TTC) pour un camping-car de type fourgon et de cent euros (100 €) toutes taxes comprises (TTC) en cas de location d'un camping-car de type capucine, profilé ou intégral. Ledit montant est versé en direct via la caution au bénéfice intégral du loueur, au titre des frais d'entretien du camping-car que ce dernier pourra être amené à engager personnellement.

O arrendatário não pode realizar nenhuma alteração irreversível, tanto no interior que no exterior ao autocaravana, sem o consentimento prévio e expresso do proprietário. O arrendatário deve obrigatoriamente verificar e controlar os níveis dos diferentes líquidos da autocaravana: óleo do motor, agua, aguas sujas, líquido de direção, limpa-vidros e líquido refrigerante do motor. Sempre que for necessário, o arrendatário deve realizar estas manutenções e nivelamento.

O arrendatário deve controlar regularmente a pressão dos neuróticos da autocaravana. Sempre que for necessário, deve voltar a encher os neuróticos aos níveis de pressão tais como indicados na guia de utilização e de mantimento da autocaravana dada pelo construtor. Este documento deve ser dado ao arrendatário no dia de saída do veículo.

O arrendatário deve substituir os pequenos equipamentos da autocaravana que foram utilizados ou danificados ao longo do período de aluguer. Tais pequenos equipamentos podem ser limpa-pára-brisas, papel higiênico ou lâmpadas. O arrendatário é responsável de todos os danos causados por ele, por negligência ou a de um terceiro durante o período de aluguer da autocaravana. O arrendatário é o único responsável de todos los danos ligados ao enchimento do tanque de combustível não adequado.

Para qualquer infração de condução constatada pela policia durante o aluguer, o arrendatário compromete a sua responsabilidade penal. As sanções (multa, pontos...) são totalmente a carga do arrendatário.

Para qualquer dano interior ou exterior ao veiculo alugado, um segundo orçamento pode ser solicitado ao proprietário para realizar um comparativo, se a plataforma o julgar necessário ou sob pedido dos arrendatários.

Article 10 – Conditions

O aluguer é expressamente acordado e aceito em termos de lei e dos regulamentos em vigor aplicáveis neste assunto. As partes obrigam-se a estabelecer um inventário do estado do veículo, o mais minucioso possível, no momento da entrega do veículo e da devolução no fim do aluguer. Os dois documentos estão estabelecidos entre as partes e dispõe das mesmas forças comprovativas, quem contestar a precisão do inventário é responsável para aportar as provas.
O arrendatário leva o veículo no estado em que está no dia da entrega do veículo.
A defeito de inventário da autocaravana realizado entre as duas partes no dia entrega do veículo, toma-se como certo que o arrendatário recebe a autocaravana em boas condições e limpo, sem outras formalidades. Na devolução do veículo, toma-se como certo que o locador recebe o veículo boas condições e limpo sem outra formalidade.

Jouissance

O arrendatário goza de uma autocaravana e utiliza-a em "bom pai de família" e nas condições normais e clássicas de uso.
Nomeadamente, o arrendatário obriga-se a tomar os cuidados de uso necessários, a conformar-se estritamente as prescrições das regras do Código da estrada ou dos regulamentos em vigor.

É proibido para o arrendatário utilizar a autocaravana:

  • para participar em manifestações desportivas motorizadas, em provas de veiculos e como escola de condução ;
  • para transportar mercadorias ou pessoas contre remuneração ;
  • para atrelar, rebocar ou deslocar outro veiculo de forma alguma ;
  • sobrecarregado com um numero de pessoas ou uma carga util exceder os valores e prescrições tais indicadas para o construtor ;
  • para transportar matérias inflamaveis, explosivos, toxicos ou perigosas ;
  • para cometer crimes, delitos e outros infracções.

Seguro

O seguro proteja a autocaravana, seus ocupantes e os seus equipamentos. A assistência do veículo e das pessoas é incluída às 24h.
Ocorrência de um dano: Em caso de dano como um acidente, um roubo, uma perda, um incêndio, de danos causado por espécies de caça ou qualquer outra degradação, o arrendatário deve avisar imediatamente a polícia. Em tais situações, o arrendatário compromete-se a estabelecer um relatório ou um registro escrito para descrever as condições nas quais ocorreu o dano.
Em caso de um dano, o arrendatário obriga-se a informar sem prazo o locador e a sociedade Yescapa por escrito através do envio de uma mensagem eletrônica por e-mail ou por mensagem de texto.
Se existe uma declaração amigável feita pelo arrendatário, terá que ser preenchido no momento de acidente, com o outro condutor comprometido no acidente, de acordo com a regulamentação em vigor sem esquecer nenhuma secção. Tem que ser completamente preenchida, corretamente e facilmente legível. Tenha cuidado com a qualidade do esboço. Se o acidente envolve vários veículos, o arrendatário deve estabelecer uma declaração amigável com os vários condutores. Em caso o outro condutor recusar de preencher ou assinar a declaração amigável, o número de matrícula do outro veículo deve ser levantado pelo arrendatário. O arrendatário deve então tentar obter o testemunho das pessoas presentes no momento do acidente, ou pedir a intervenção de um agente dos serviços de polícia.
A dita declaração de acidente devidamente preenchida deve ser transmitida a companhia de seguro o mais tardar cinco dias úteis após ter apresentado e validado esta declaração com o locador, obrigado a respeitar o prazo acima de ordem pública (art. L . 113-2 do Código dos seguros).

Article 11 – Depot de garantie

O proprietário recebe em mão a caução cujo montante deve ser indicado no contrato de aluguer. A caução pode ser transmitida por cheque, em espécie ou por qualquer meio de pagamento acordado com antecipação entre o arrendatário o proprietário. Se a caução não for transmitida no dia da saída, o proprietário tem o direito de recusar o aluguer e então anular o presente aluguer. O arrendatário não terá nenhum reembolso. A caução indeniza arrendador dos potenciais danos causados pelo arrendatário no interior do veículo assim como os quilómetros percorridos fora do pacote quilométrico.
No caso em que, o veículo alugado volta a ser alugado em seguida, o proprietário deve obrigatoriamente devolver o depósito de garantia aos arrendatários no momento do inventário do estado do veículo de "volta".
Se o veículo não apresenta nenhuma anomalia, o proprietário pode conservar o depósito de garantia 8 dias.
Se o veículo apresente uma ou várias anomalia(s), o proprietario esta em direito de conservar a caução até conhecer o montante das reparações para fazer.

Article 12 – Clause particuliere

A utilização da autocaravana durante o período inteiro é autorizado unicamente nos país indicados no pedido.
O uso de autocaravana é autorizado unicamente sob restrições indicadas pelo proprietário no seu anúncio (exemplos: limitação de uso aos únicos países da CEE, cães não admitidos, veículo não fumador, etc). No caso o arrendatário não respeitar as restrições indicadas pelo proprietário no seu anúncio, o arrendatário expõe-se a uma penalidade financiaria de cinquenta (50) euros através da caução depositada no dia da saída.

Article 13 – Litige

Em caso de conflito entre as partes do contrato, uma solução amigável é possível. Contata com a nossa equipa se precisar de ajuda. Em caso de fracasso, ainda pode recorrer aos tribunais comptetenes. As partes do contrato podem dirigir-se a um juiz comptente para os litígios de menos de 4000€.