O coeficiente de desvalorização tem em conta o desgaste dos veículos com mais de 15 anos de idade em caso de avaria ou danos que não tenham cobertura por parte da seguradora.
Em caso de danos num veículo com mais de 15 anos de idade (e cuja peça danificada não tenha sido substituída nos últimos 15 anos), poderá ser aplicado um coeficiente de desvalorização para dividir o custo das reparações entre o proprietário do veículo e o locatário responsável. A aplicação do coeficiente de desvalorização permite a alocação de valor às peças necessárias para a reparação do veículo, tendo em conta a sua perda de valor devido à utilização, idade ou progresso técnico.
Para peças danificadas após o décimo quinto ano, 50% do valor total do orçamento será dividido entre o proprietário e o locatário, apenas se o veículo não for alvo de uma peritagem. Se a peça danificada tiver sido substituída nos últimos 15 anos, é da responsabilidade do proprietário enviar a fatura comprovativa juntamente com o orçamento para garantir que o coeficiente de desvalorização não é aplicado.