Informações sobre o coronavírus

Face à pandemia do coronavírus (COVID-19) na Europa, a Yescapa está a seguir as recomendações da Organização Mundial de Saúde sobre medidas de segurança a adoptar. É por isso que adaptamos as nossas condições de cancelamento de forma a permitir-lhe adiar o seu aluguer para outro período.

E possivel adiar a sua viagem: para o fazer, o seu aluguer actual será cancelado e poderá fazer um novo pedido de aluguer usando o crédito de aluguer, para as datas futuras da sua escolha.

Em que casos é aplicável esta política?

É arrendatário e encontra-se numa das seguintes situações:

  • Testou positivo no teste ao covid-19 nos 14 dias antes da partida;
  • O avião ou comboio para chegar ao local de partida do aluguer foi cancelado;
  • É imposta uma quarentena ao chegar no local de partida do aluguer;
  • As suas férias foram canceladas pela entidade patronal;
  • Existem restrições governamentais que impedem o deslocamento e/ou agrupamento de pessoas;
  • Um evento oficial que é objetivo da sua viagem foi cancelado devido às medidas sanitárias em vigor.

Se preenche um dos casos acima referidos, é possível adiar a sua viagem para datas futuras, cancelando a sua reserva da seguinte forma:

Entre em Minhas Viagens > seleccionar o respectivo aluguer > Cancelar > Cancelamento Covid-19.

As modalidades do seu crédito de aluguer ser-lhe-ão indicadas. Pode cancelar pelo motivo covid-19 até 48 horas antes do início da viagem.

Como funciona o crédito de aluguer?

A política de cancelamento aplicável permite ao arrendatário de usufruir de um crédito de aluguer que pode ser utilizado em várias prestações para futuros alugueres confirmados no prazo de 18 meses após o cancelamento do aluguer inicial.

O seu montante é igual ao valor dàs taxas de serviço e seguro de aluguer do aluguer cancelado. O montante pode também incluir a remuneração do proprietário, em função do método de cancelamento escolhido pelo proprietário:

Cada proprietário pode determinar a forma como a sua remuneração é gerida em caso de cancelamento pelo motivo covid-19. Em função da escolha indicada pelo proprietário no seu perfil, o montante da remuneração do proprietário pode ser reembolsado ao arrendatário ou bem tomar a forma de crédito de aluguer que pode ser utilizado num dos veículos do mesmo proprietário, válido para um ou vários alugueres, confirmado no prazo de 18 meses após o cancelamento do aluguer inicial.

O arrendatário sera informado das condições de anulação aplicáveis ao seu aluguer no momento do seu pedido de anulação.

O crédito de aluguer permite viajar em datas posteriores e será automaticamente deduzido do montante do novo aluguer de acordo com os termos e condições correspondentes (ver secção seguinte).

Em situação de subscrição do seguro de anulação, que é prestado por uma entidade externa à Yescapa, o valor do mesmo não poderá ser reembolsado.

Informações complementares

Condiçoes relativas ao crédito de aluguer

O crédito de aluguer permite-lhe viajar numa data posterior e pode ser utilizado em várias prestações. O crédito de aluguer é desmaterializado e mantido no perfil do arrendatário em Minha conta > Crédito de aluguer.

O seu montante será deduzido do preço do próximo aluguer. Se o crédito de aluguer contém um montante correspondente à remuneração de um proprietário, este crédito será válido apenas para um dos veículos do mesmo proprietário. Se o crédito de aluguer é apenas referente ao montante do seguro de aluguer e taxas de serviço, este crédito será válido no aluguer de qualquer veículo registado na Yescapa e limitado ao pagamento das taxas de serviço e seguro de aluguer do novo aluguer.

O período de validade efectiva do crédito de aluguer é de 18 meses no máximo, a contar da data de cancelamento do aluguer inicial. As datas de viagem efectivas podem ser posteriores aos 18 meses de validade, desde que o pagamento integral do aluguer ocorra antes da data de vencimento do crédito de aluguer.

O novo preço de aluguer pode variar em função dos preços de aluguer e de seguro aplicáveis para o novo período. Na situação em que o crédito de aluguer não for suficiente para cobrir o montante do novo aluguer, o montante restante ficará a cargo do arrendatário. No caso contrario, se o seu crédito de aluguer for superior ao montante total do seu próximo aluguer, o saldo do crédito de aluguer é conservado e poderá ser utilizado num próximo aluguer.

Se um arrendatário ou proprietário cancelarem um aluguer ao abrigo desta política, ambas as partes serão notificadas por e-mail.

Condições relativas aos proprietários

O proprietário pode anular uma reserva para o motivo covid-19 caso tenha dado positivo ao teste de covid-19 nos 14 dias antecedentes ao aluguer e não tem como ceder a gestão do check-in e check-out a alguém de confiança. Neste caso, os proprietários devem informar primeiro o arrendatário e depois contactar com a nossa equipa por email a info@yescapa.pt e indicar a referência da reserva.

Relativamente aos alugueres anulados pelos arrendatários pelo motivo covid-19, o proprietário deve indicar as modalidades aplicáveis a gestão da sua remuneração, indicando a sua preferência no seu perfil. Na ausência de uma acção por parte do proprietário, a gestão da sua remuneração em caso de cancelamento face ao covid-19 será a opção padrão. Qualquer cancelamento face ao covid-19 por parte de um proprietário dará lugar ao reembolso da sua remuneração correspondente, independentemente da escolha indicada no seu perfil. No caso de um proprietário desejar cancelar um aluguer face ao covid-19, fora da vigência efectiva da nossa política de cancelamento, este não terá direito à sua remuneração. Na situação em que o proprietário vende o seu veículo o arrendatário terá a oportunidade de escolher entre o crédito de aluguer do valor total da reserva para alugar qualquer veículo registrado na plataforma, ou bem, um reembolso total do aluguer.

Utilização dos cartões-presentes

Se efectuar o pagamento do aluguer com cartão-presente, poderá beneficiar de um crédito de aluguer para o montante inicial do cartão-presente válido por 18 meses após a data do cancelamento do aluguer. Para todos os cartões-presente comprados nos últimos 6 meses (a partir de 13/3/2020), a data de validade do cartão-presente será estendida por 3 meses.

Informações gerais

Algumas funcionalidades específicas a gestão das anulações COVID-19 podem não estar disponíveis nas aplicações. Por favor, realize as gestões correspondentes através do site.

Em caso de elegibilidade na nossa política COVID-19, as condições de cancelamento aqui indicadas prevalecem sobre as condições de cancelamento habituais indicadas nas condições gerais da plataforma.