Cancelamento e adiamento de datas: mantenha-se flexível!

Porque a saúde é uma prioridade, as medidas de prevenção evoluem regularmente para a segurança de todos. Para que possa continuar a fazer planos de viagem, damos-lhe todas as chaves para reservar com toda a tranquilidade.

Graças às diferentes modalidades de cancelamento disponíveis na Yescapa, pode cancelar até 48h antes do dia da partida, quer o seu motivo de cancelamento esteja ou não relacionado com a covid-19.

Reserva confirmada

Nos 30 dias antes da saida, tera um reembolso de 70% do valor do aluguer excluindo as taxas de seguro e de serviço.

30 dias antes do inicio de aluguer

Menos de 30 dias antes do início, nenhum reembolso será possível, o montante total da transação devido.

Partida

Veja as nossas condições gerais

Que motivos ligados à covid-19 permitem cancelar até 48h antes da partida?

  • Testou positivo à covid-19 nos 14 dias precedentes à data da partida (um comprovativo em que aguarda o resultado será aceite);
  • Foi considerado um caso contacto (será solicitado um teste positivo do caso de contacto ou qualquer outro documento equivalente);
  • O avião ou comboio para chegar ao local de partida do aluguer foi cancelado;
  • É imposta uma quarentena no local de partida do aluguer;
  • As suas férias foram canceladas pela entidade patronal;
  • Existem restrições governamentais que impedem o deslocamento;
  • Um evento oficial que faz parte do objetivo da sua viagem foi cancelado devido às medidas sanitárias em vigor.

Um comprovativo do motivo de cancelamento será solicitado aquando do cancelamento.

Como cancelar?

Entre em Minhas Viagens > selecionar o respectivo aluguer > Cancelar > Cancelamento Covid-19.

As modalidades do seu crédito de aluguer ser-lhe-ão indicadas e será solicitado um comprovativo. Pode cancelar pelo motivo covid-19 até 48 horas antes do início da viagem.

Se é proprietário e não pode entregar o veículo ao locatário por ter testado positivo ao Covid-19 nos 14 dias antecedentes à partida ou se lhe for imposto o isolamento obrigatório, deve informar imediatamente o locatário e contactar a nossa equipa por e-mail, indicando a referência de reserva.

Como funciona o crédito de aluguer?

A política de cancelamento aplicável permite ao locatário de usufruir de um crédito de aluguer que pode ser utilizado em várias prestações para futuros alugueres confirmados no prazo de 18 meses após o cancelamento do aluguer inicial.

O seu montante é igual ao valor das taxas de serviço e seguro de aluguer da reserva cancelada. O montante pode também incluir a remuneração do proprietário, em função do método de cancelamento escolhido pelo proprietário:

Cada proprietário pode definir a modalidade da gestão da sua remuneração em caso de cancelamento pelo motivo covid-19. Dependendo da escolha indicada pelo proprietário no seu perfil, o montante da remuneração do proprietário pode ser reembolsado ao locatário ou, armazenado sob a forma de crédito de aluguer, utilizável num dos veículos do mesmo proprietário, válido em um ou mais alugueres, confirmado no prazo de 18 meses após o cancelamento do aluguer inicial.

O locatário será informado das condições de cancelamento aplicáveis ao seu aluguer no momento do seu pedido de anulação.

O crédito de aluguer permite viajar em datas posteriores e será automaticamente deduzido do montante do novo aluguer de acordo com os termos e condições correspondentes (ver secção seguinte).

Em situação de subscrição do seguro de anulação, que é prestado por uma entidade externa à Yescapa, o valor do mesmo não poderá ser reembolsado ou cedido em crédito de aluguer.

Informações complementares

Prazo de 48h

Qualquer cancelamento pelo motivo Covid-19 deve ser feito, até pelo menos 48 horas antes do dia da partida, a fim de respeitar um período de pré-aviso aceitável para ambas as partes. No caso de um anúncio governamental com data efectiva dentro de 48 horas, a Yescapa reserva-se ao direito de aplicar os termos da política covid-19, mesmo que o cancelamento ocorra dentro de 48h antes da partida.

Comprovativo de cancelamento Covid-19

Para cada um dos casos elegíveis na nossa política, é solicitado um comprovativo de cancelamento. Se realizou um teste PCR e o seu resultado será entregue dentro das 48h antes do início da viagem, agradecemos que informe a nossa equipa por e-mail, especificando a referência da sua reserva.

Condições relativas ao crédito de aluguer

O crédito de aluguer permite-lhe viajar numa data posterior e pode ser utilizado em várias vezes. O crédito de aluguer é desmaterializado e mantido no perfil do locatário em Minha conta > Crédito de aluguer.

O seu montante será deduzido do preço do próximo aluguer. Se o crédito de aluguer contém um montante correspondente à remuneração de um proprietário, este crédito será válido apenas para um dos veículos do mesmo proprietário. Se o crédito de aluguer é apenas referente ao montante do seguro de aluguer e taxas de serviço, este crédito será válido no aluguer de qualquer veículo registado na Yescapa e limitado ao pagamento das taxas de serviço e seguro de aluguer do novo aluguer.

O período de validade efectiva do crédito de aluguer é de 18 meses no máximo, a contar da data de cancelamento do aluguer inicial. As datas de viagem efectivas podem ser posteriores aos 18 meses de validade, desde que o pagamento integral do aluguer ocorra antes da data de vencimento do crédito de aluguer.

O novo preço de aluguer pode variar em função dos preços de aluguer e de seguro aplicáveis para o novo período. Na situação em que o crédito de aluguer não for suficiente para cobrir o montante do novo aluguer, o montante restante ficará a cargo do locatário. No caso contrario, se o seu crédito de aluguer for superior ao montante total do seu próximo aluguer, o saldo do crédito de aluguer é conservado e poderá ser utilizado num próximo aluguer.

Se um locatário ou proprietário cancelarem um aluguer ao abrigo desta política, ambas as partes serão notificadas por e-mail.

Condições relativas aos proprietários

O proprietário pode cancelar uma reserva pelo motivo Covid-19 caso tenha testado positivo ao teste de Covid-19 nos 14 dias antecedentes ao aluguer ou se lhe foi imposto um isolamento obrigatório e não tem como ceder a gestão do check-in e check-out a alguém de confiança. Neste caso, os proprietários devem informar com prioridade o locatário e posteriormente contactar a nossa equipa por e-mail através do info@yescapa.pt e indicar a referência da reserva.

Relativamente aos alugueres cancelados pelos locatários pelo motivo covid-19, o proprietário deve indicar as modalidades aplicáveis à gestão da sua remuneração, indicando a sua preferência no seu perfil. Na ausência de uma acção por parte do proprietário, a gestão da sua remuneração em caso de cancelamento face à covid-19 será a opção por defeito. Qualquer cancelamento face à covid-19 por parte de um proprietário dará lugar ao reembolso da sua remuneração correspondente, independentemente da escolha indicada no seu perfil. No caso de um proprietário desejar cancelar um aluguer face à covid-19, fora da vigência efectiva da nossa política de cancelamento, este não terá direito à sua remuneração. Na situação em que o proprietário vende o seu veículo o locatário terá a oportunidade de escolher entre o crédito de aluguer do valor total da reserva para alugar qualquer veículo registrado na plataforma, ou bem, um reembolso total do aluguer.

Utilização dos cartões-presentes

Se efectuar o pagamento do aluguer com cartão-presente, poderá beneficiar de um crédito de aluguer para o montante inicial do cartão-presente válido por 18 meses após a data do cancelamento do aluguer. Para todos os cartões-presente comprados nos últimos 6 meses (a partir de 13/3/2020), a data de validade do cartão-presente será prolongada por 3 meses.

Informações gerais

Algumas funcionalidades específicas da gestão dos cancelamentos COVID-19 podem não estar disponíveis na aplicação móvel. Por favor, efectue a gestão correspondente através do site.

Em caso de elegibilidade na nossa política COVID-19, as condições de cancelamento aqui indicadas prevalecem sobre as condições de cancelamento habituais indicadas nas condições gerais da plataforma.