Informações sobre o coronavírus

Face à pandemia do coronavírus (COVID-19) na Europa, a Yescapa está a seguir as recomendações da Organização Mundial de Saúde sobre medidas de segurança a adoptar. É por isso que adaptamos as nossas condições de cancelamento de forma a permitir-lhe adiar o seu aluguer para outro período.

Se a partida do seu aluguer é antes do 15 de Setembro de 2020, pode adiar a sua viagem: para tal, o seu aluguer actual será cancelado e poderá fazer um novo pedido de aluguer usando o crédito de aluguer, para as datas à sua escolha.

Como proceder para beneficiar do mesmo?

Todos os alugueres com partida antes de 15 de Setembro de 2020 inclusive podem ser cancelados pelo motivo covid-19, se uma das partes, arrendatário ou proprietário, o desejar. Proceda de acordo com as seguintes instruções:

Os arrendatários podem cancelar autonomamente, acedendo a Minhas Viagens > Seleccionar o respectivo aluguer > Cancelar > Cancelamento Covid-19.

Os proprietários devem informar primeiramente o arrendatário sobre qualquer cancelamento, e posteriormente contactar a nossa equipa por e-mail para info@yescapa.pt e indicar a referência da reserva.

Se a partida do seu aluguer é posterior a 15 de Setembro de 2020, aplicam-se as condições de cancelamento habituais indicadas nos nossos Termos e Condições Gerais. No entanto, em alguns casos, o seu motivo de cancelamento pode ser analisado nos seguintes casos:

  • Arrendatários que não conseguem viajar até ao local onde o veículo alugado se encontra, por razões médicas ou controlo sanitário, devido a restrições oficiais de viagem, cancelamento de voo ou de transporte terrestre ocorrido pelas empresas de transporte, devido ao COVID-19, ou suspeitos e confirmados casos de COVID-19.
  • Proprietários ou arrendatários testados positivo ou suspeitos de estarem infectados com coronavírus (documento médico necessário).
  • Em situação de cancelamento, devido à crise sanitária, de um evento que faça parte do propósito da viagem (concerto, evento cultural, evento desportivo, etc; justificativo de participação exigido).
  • Cancelamento das férias por parte da entidade patronal (comprovativo exigido).

Se necessário, contacte a nossa equipa por e-mail indicando a referência da reserva, o motivo exacto do seu pedido de cancelamento e um justificativo, como atestado ou e-mail. Sem esta informação, o seu pedido de cancelamento não poderá ser processado.

Como funciona o crédito de aluguer?

A política de cancelamento aplicável permite ao arrendatário de usufruir de um crédito de aluguer que pode ser utilizado em várias prestações para futuros alugueres confirmados no prazo de 18 meses após o cancelamento do aluguer inicial.

O seu montante é igual ao valor dàs taxas de serviço e seguro de aluguer do aluguer cancelado. O montante pode também incluir a remuneração do proprietário, em função do método de cancelamento escolhido pelo proprietário:

Cada proprietário pode determinar a forma como a sua remuneração é gerida em caso de cancelamento pelo motivo covid-19. Em função da escolha indicada pelo proprietário no seu perfil, o montante da remuneração do proprietário pode ser reembolsado ao arrendatário ou bem tomar a forma de crédito de aluguer que pode ser utilizado num dos veículos do mesmo proprietário, válido para um ou vários alugueres, confirmado no prazo de 18 meses após o cancelamento do aluguer inicial.

O arrendatário sera informado das condições de anulação aplicáveis ao seu aluguer no momento do seu pedido de anulação.

O crédito de aluguer permite viajar em datas posteriores e será automaticamente deduzido do montante do novo aluguer de acordo com os termos e condições correspondentes (ver secção seguinte).

Em situação de subscrição do seguro de anulação, que é prestado por uma entidade externa à Yescapa, o valor do mesmo não poderá ser reembolsado.

Informações complementares

Condiçoes relativas ao crédito de aluguer

O crédito de aluguer permite-lhe viajar numa data posterior e pode ser utilizado em várias prestações. O crédito de aluguer é desmaterializado e mantido no perfil do arrendatário em Minha conta > Crédito de aluguer.

O seu montante será deduzido do preço do próximo aluguer. Se o crédito de aluguer contém um montante correspondente à remuneração de um proprietário, este crédito será válido apenas para um dos veículos do mesmo proprietário. Se o crédito de aluguer é apenas referente ao montante do seguro de aluguer e taxas de serviço, este crédito será válido no aluguer de qualquer veículo registado na Yescapa e limitado ao pagamento das taxas de serviço e seguro de aluguer do novo aluguer.

O período de validade efectiva do crédito de aluguer é de 18 meses no máximo, a contar da data de cancelamento do aluguer inicial. As datas de viagem efectivas podem ser posteriores aos 18 meses de validade, desde que o pagamento integral do aluguer ocorra antes da data de vencimento do crédito de aluguer.

O novo preço de aluguer pode variar em função dos preços de aluguer e de seguro aplicáveis para o novo período. Na situação em que o crédito de aluguer não for suficiente para cobrir o montante do novo aluguer, o montante restante ficará a cargo do arrendatário. No caso contrario, se o seu crédito de aluguer for superior ao montante total do seu próximo aluguer, o saldo do crédito de aluguer é conservado e poderá ser utilizado num próximo aluguer.

Se um arrendatário ou proprietário cancelarem um aluguer ao abrigo desta política, ambas as partes serão notificadas por e-mail.

Condições relativas aos proprietários

Em caso de cancelamento de um aluguer elegível, o proprietário do veículo não incorrerá qualquer taxa de cancelamento e a taxa de resposta positiva não será afectada. Cada proprietário deve definir os termos e condições aplicáveis à gestão da sua remuneração, indicando a sua preferência no seu perfil. Na ausência de uma acção por parte do proprietário, a gestão da sua remuneração em caso de cancelamento face ao covid-19 será a opção padrão. Qualquer cancelamento face ao covid-19 por parte de um proprietário dará lugar ao reembolso da sua remuneração correspondente, independentemente da escolha indicada no seu perfil. No caso de um proprietário desejar cancelar um aluguer face ao covid-19, fora da vigência efectiva da nossa política de cancelamento, este não terá direito à sua remuneração. Na situação em que o proprietário vende o seu veículo o arrendatário terá a oportunidade de escolher entre o crédito de aluguer do valor total da reserva para alugar qualquer veículo registrado na plataforma, ou bem, um reembolso total do aluguer.

Utilização dos cartões-presentes

Se efectuar o pagamento do aluguer com cartão-presente, poderá beneficiar de um crédito de aluguer para o montante inicial do cartão-presente válido por 18 meses após a data do cancelamento do aluguer. Para todos os cartões-presente comprados nos últimos 6 meses (a partir de 13/3/2020), a data de validade do cartão-presente será estendida por 3 meses.

Informações gerais

Algumas funcionalidades específicas a gestão das anulações COVID-19 podem não estar disponíveis nas aplicações. Por favor, realize as gestões correspondentes através do site.

Em caso de elegibilidade na nossa política COVID-19, as condições de cancelamento aqui indicadas prevalecem sobre as condições de cancelamento habituais indicadas nas condições gerais da plataforma.